Agenda 2030 no STJ
Educação inclusiva e equitativa Programas de inclusão digital e de educação socioambiental, entre outros, estimulam a formação de agentes transformadores dentro e fora do Tribunal
Promover oportunidades de aprendizagem é a essência de um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030: o ODS 4, que preconiza o acesso à educação inclusiva, de qualidade e equitativa.
No STJ, esse objetivo tem sido levado ao pé da letra, por meio do investimento em competências que permitam ao corpo funcional atuar como agente transformador – em especial, no campo da educação socioambiental.
Desde que o Tribunal abraçou a Agenda 2030, diversos cursos, campanhas e eventos têm sido realizados, parte dos quais abertos à participação do público em geral.
Curso on-line sobre a Agenda 2030
Um exemplo foi a realização, em junho de 2021, do curso à distância “Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, com foco na disseminação de conhecimentos sobre os objetivos de desenvolvimento sustentável e os desafios para a implementação da Agenda 2030 da ONU para o meio ambiente.
A iniciativa foi realizada em parceria com o Centro de Formação e Gestão Judiciária – CEFOR/STJ, cujas ações de capacitação visam aumentar o número de adultos com habilidades relevantes, inclusive competências técnicas e profissionais, para emprego, trabalho decente e empreendedorismo.
Outra programação aberta ao público externo é o Seminário de Planejamento Estratégico Sustentável do Poder Judiciário, que em 2021 definiu como tema central a gestão pública socioambiental para o desenvolvimento sustentável e para o princípio constitucional da eficiência administrativa.
Promovido anualmente pelo STJ desde 2014, o evento se tornou referência em discussões sobre sustentabilidade no poder público.

Capacitações no âmbito do Judiciário
Além do STJ, outros atores institucionais têm realizado ações pela internalização da Agenda 2030 no Judiciário. Exemplos recentes incluem:
- Curso Modular em Laboratório de Inovação, Centro de Inteligência e Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (LIODS) – Direcionado para magistrados e servidores do Judiciário. Promovido pelo Conselho da Justiça Federal (CJF), com parcerias.
- 3º Encontro Ibero-americano da Agenda 2030 no Judiciário – Voltado à promoção de parcerias para a institucionalização da Agenda 2030 nos Judiciários da América Latina e da Península Ibérica. Iniciativa realizada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
- 1ª Maratona Hackton LIODS CNJ – Maratona de inovação voltada ao desenvolvimento de melhorias e soluções para que o Judiciário alcance os objetivos da Agenda 2030. Iniciativa encabeçada pelo CNJ.
- Webinários “Gênero e Direitos Humanos das Mulheres” e “A Mulher e o Judiciário: Violência Doméstica” – Eventos com foco na igualdade de gênero e empoderamento das mulheres. Promovidos pela Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam/STJ).