As iniciativas adotadas pelo Tribunal em prol da Agenda 2030
Central de acompanhamento
A evolução das ações da Agenda 2030 em andamento no STJ
Processos judiciais por ODS
Conheça os processos que tramitam no STJ pelo ângulo da sustentabilidade
Iniciativas recentes
Embora já investisse em práticas sustentáveis, foi somente a partir de 2019 que o STJ passou a interligar, de modo expresso, sua estratégia de atuação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030.
A partir de um acordo assinado em 2019 com a ONU Mulheres, o Tribunal instituiu programas voltados à equidade de gênero e ações para redução de desigualdades – iniciativas relacionadas ao ODS 5.
Um exemplo é o Programa Equilibra, que visa balancear oportunidades entre homens e mulheres na Corte, em todos os níveis.
Em 2020, a instituição aderiu também ao Protocolo HeforShe das Nações Unidas, movimento global de solidariedade nessa causa.
Em outra frente, após parceria firmada com o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), o STJ ampliou o escopo de iniciativas associadas ao ODS 12, que visam assegurar padrões responsáveis de produção e de consumo.
Entre o rol de ações sustentáveis adotadas incluem-se um comprometimento ainda maior com licitações, uso de transportes e consumo energético mais eficientes. Para robustecer a discussão, os temas foram debatidos por especialistas em uma roda de conversa virtual promovida pelo órgão.
Nesse contexto, merece destaque também o projeto de implantação de uma usina solar para geração de energia, atrelado ao ODS 7, que prevê o investimento em soluções integradas de energia limpa e acessível.
Recentemente, o Tribunal passou a investir na oferta de cursos EaD, oficinas e cinedebates promovidos pelo Centro de Formação e Gestão Judiciária (Cefor), em parceria com o PNUMA.
Em abril de 2021, a instituição realizou com o CNJ o seminário on-line Diálogos sobre a Agenda 2030 no Poder Judiciário. Na ocasião, foi assinado o ato de criação do Laboratório de Inovação, Inteligência e ODS (LIODS) na Corte.
No mesmo mês, o presidente do STJ, ministro Humberto Martins, constituiu um comitê responsável por implementar a Agenda 2030 e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no âmbito do Tribunal.